Alunos de Publicidade e Propaganda vencem etapa regional de concurso Fenaprouniversitário

Os alunos do curso de Publicidade e Propaganda, Gabriel Moraes Leite e Luiz Otávio Calado, orientados pela professora Janaína Leite, venceram o Fenaprouniversitário Estadual, concurso organizado pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (FENAPRO) e realizado através dos Sinapros (Sindicato das Agências de Propaganda) participantes a ela associados.

Após a conquista regional, os estudantes participaram da disputa nacional que escolheu o melhor trabalho entre os estudantes de Publicidade de todo o Brasil. Da dupla vencedora na competição nacional, um dos componentes, recebe como prêmio o direito de participar da Adobe Max – uma feira realizada anualmente pela Adobe e que tem como objetivo compartilhar novos esforços da equipe de desenvolvimento da empresa –, nos EUA, em 2018.

A primeira etapa foi regional feita pelas comissões dos próprios Sinapros (Sindicato das Agências de Propaganda) de cada estado. No Espírito Santo, a comissão formada por Fernando Manhães (Diretor da Fenapro), Leo Bassul (Diretor de Arte da Prisma Propaganda) e João Andrade (Diretor de Criação do Estúdio Mark), escolheu como proposta vencedora a da dupla Luiz Otávio (Redação) e Gabriel Leite (Direção de Arte) da UFES.

Neste ano, para participarem, os estudantes deveriam formar duplas e fazer uma campanha publicitária com o tema “O Futuro é Seu” com o objetivo de imaginar e retratar o futuro dos participantes, na trajetória de estudante até um profissional de propaganda. Como um estímulo a pensar no futuro deles como seres humanos, atuando na sociedade.

A dupla formada pelos estudantes da UFES teve Calado como redator e Leite como diretor de arte. A campanha criada por eles tinha como título “Não gostou? Faz melhor” que, segundo Calado, motivava os jovens a não se conformarem com o que estava errado e mudar o cenário; pararem de fazer sempre o mesmo do que já existe. Foram feitos um anúncio, um cartaz, um spot e uma proposta para o meio, na qual eles propuseram uma webserie que mostrasse os jovens estudantes de comunicação mudando o meio em que habitam; e a utilização de frases inspiradas com a intenção de haver mudanças.

O estudante do quarto período de publicidade da UFES, Otávio Luiz Calado, diz estar muito grato pela conquista regional inédita e pelo apoio; fala, também, de um projeto para ter, na Universidade, mais incentivo aos estudantes a fim de que possam concorrer em futuras premiações “Basicamente a gente está muito feliz de ter conseguido essa vitória no nível regional. Até então, a UFES nunca tinha sido selecionada para o Fenaprouniversitário. E agora existe um projeto para o futuro de criar um grupo dentro da UFES a fim de poder discutir briefings de prêmios futuros e incentivar a formação de novas ideias criativas na universidade. Gostaríamos de agradecer a ajuda da professora Janaina Leite e de um grande amigo nosso já formado pela UFES, Epaminondas Paulino”, agradeceu.

Os alunos concorreram, junto de sua orientadora como o melhor trabalho em ramo nacional com outras duplas vencedoras regionalmente. Os prêmios da categoria nacional seriam: para um dos componentes da dupla a participação na Adobe Max em Las Vegas, EUA, em outubro de 2018 com passagem ida/volta e hospedagem incluídas; e para o outro ganhador e quem os orientou 01 iPad (tablet da marca Apple) cada. Os finalistas, além dos do Espírito Santo, eram dos estados de SP, BA, DF, MG, RS e SC.

O concurso é uma iniciativa da FENAPRO com apoio dos Sinapros (Sindicato das Agências de Propaganda) de todo o Brasil que são filiados à Federação, com o patrocínio cultural da Adobe do Brasil. A competição tem como fim potencializar a criatividade nos estudantes que estão prestes a ingressar no mercado de comunicação. Dessa forma, os participantes são selecionados entre os estudantes dos cursos de graduação de Publicidade e Propaganda de todo o país.