Conferência Internacional discute novas formas de interação no Audiovisual

Com intuito de divulgar e estimular a pesquisa em cinema, tecnologia e arte, a sétima edição da Conferência Internacional Besides the Screen será realizada entre os dias 31 de maio e 2 de junho no Cine Metrópolis, na UFES.

O evento traz como tema “Desdobrando Imagens: Realidade Virtual, Cinema Volumétrico e Controle de Espaços” e busca promover novas formas de interação entre esses campos e a academia.

A programação do evento traz palestras, painéis, performances e exibições com convidados de diversas áreas do Brasil e do exterior na perspectiva de fomentar a formação e a vivência do público. O professor do Departamento de Comunicação Social Gabriel Menotti, produtor do Besides, mostrou a expectativa para o início das atividades e o que espera: “será apresentado o que há de mais novo no campo da realidade virtual, então, quem visitar o evento vai poder ouvir pioneiros desse campo e experimentar obras que de outra forma não chegariam a Vitória”.

O professor diz ainda que as atividades não serão apenas para acúmulo, mas também, para aguçar o debate entre os participantes e a mesa: “haverá diversas falas que buscarão colocar essas novas tecnologias em um contexto crítico a partir da tradição do cinema. É uma programação que trará ao público um grande repertório analítico e estético para a compreensão das novas tecnologias de imagem”.

A ansiedade pela conferência também vem por parte dos alunos. Muitos deles buscando agregar mais valor a suas pesquisas através das palestras e debates oferecidos pelo evento. É o caso de Roger Gomes, estudante de Cinema e Audiovisual e pesquisador na área de “Corpo, Afeto e o Black Queer no Audiovisual”: "Esse tipo de evento me contempla muito, justamente pelo fato de trazer à tona a ideia de que o vídeo pode ser um mecanismo de criação e reprodução de imagens como as visitas nos grafismos artísticos. Encontro no Audiovisual, e em suas possibilidades aquilo que o formato clássico de exibição cinematográfica dentro de uma sala de cinema muitas vezes não permite: imersão do corpo na imagem e suas possíveis interferências que estão a serviço, neste caso, do fazer artístico". Roger acrescenta dizendo se imaginar participando de um projeto como esse no futuro "Penso sim, principalmente por estar mais ligado a uma linha de pesquisa que envolve o audiovisual e o sensório".

As atividades que compõem o evento na Universidade Federal do Espírito Santo e no SESC Belenzinho, em São Paulo-SP. Todas são gratuitas. As palestras internacionais terão tradução simultânea. Para obter mais informações e se inscrever, basta acessar o site  até o dia 31 de maio.

Anexo(s):