Mostra de filmes no lençol e conversa com cineastas

Quinta, dia 22 de novembro, às 19h, o projeto vão levará o lençol para o hall do cemuni 5, e fará uma sessão a convite da profa. Thais Fernandes, DTAM. A sessão consiste em uma projeção simultânea de vídeos de estudantes-artistas do DAV acompanhando a apresentação musical de alunas do curso de Música da UFES do projeto “elas por elas”, que compreende a interpretação de um repertório de mulheres compositoras brasileiras e estrangeiras além de composições das próprias intérpretes. A proposta é de uma experiência entre som e imagem, na temporalidade específica da duração dos vídeos em diálogo com a performance musical.

Esta iniciativa atrela os campos da música, arte e cinema, reagindo ao cerceamento e invisibilização da produção artística e intelectual de mulheres, como ressoa o piano chaveado pelo marido da Sorridente Madame Beudet, com que iniciaremos a sessão de sexta, realização singular da cineasta Germaine Dulac.

Na sexta-feira, dia 23 de novembro, 19h, dando continuidade ao formato com que o projeto vão vem acontecendo desde 2017, será feita uma projeção de filmes de artistas no lençol esticado no hall do cemuni 2. Este conjunto de trabalhos toma a bruxaria como mote, afetada pela reflexão de silvia federici sobre as implicações da apropriação do corpo feminino e sua conversão capitalista em instrumento para reprodução da força de trabalho, controlada por normas, cânones e violentas punições.

Na semana seguinte, dia 27 de novembro, terça-feira, será realizada uma sessão, às 14h, no Cinema Metrópolis. Intitulada “Politizar o espaço doméstico”, a sessão é dedicada a “Jeanne Dielman, 23, Quai du Commerce, 1080 Bruxelles”, filme de 3h21min realizado por Chantal Akerman, em 1975. Esta sessão contará com a participação especial da prof. Gabriela Santos Alves do Departamento de Comunicação-UFES e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades - PÓSCOM, conversando com as organizadoras e com o público sobre o trabalho da cineasta e a experiência fílmica desta sessão.

Programa de filmes:

22/nov: Cemuni 5, 19h

vídeos e fragmentos de Barbara Thomaz, Natalia Farias, Piêtra, Ione Reis, Meire Rocha e Yurie Yaginuma. Curadoria de Natalia Farias.

Repertório:

Gaúcho Corta-Jaca (Chiquinha Gonzaga): Tayna Lorenção – piano; Débora Gouvêa, Luiza Mollulo e Maria Beatriz Cota Villa Real – violões; Thaís Fernandes – flauta.

Chuva (Débora Gouvêa): Débora Gouvêa – violão; Yasmin Marques – trompete; Thaís Fernandes – flauta em sol.

Olha as flores (Débora Gouvêa): Débora Gouvêa – violão; Salisa Naara e Kecia Lopes – voz.

Concertino, Opus 107 (Cécile Chaminade): Thaís Fernandes – flauta e Tayna Lorenção – piano.
Lua Branca (Chiquinha Gonzaga): Tayna Lorenção – piano; Salisa Naara e Kecia Lopes – voz.

Venturo (Luiza Mollulo): Luiza Mollulo – violão; Thaís Fernandes flauta.

23/nov: Cemuni 2: 19h

Germaine Dullac, A Sorridente Madame Beudet, 1923, 38min

Louise Bourgeois: The Spider, The Mistress, and The Tangerine, 2008 (fragmento do filme de Marion Cajori e Amei Wallach)
Maya Deren, Witches Cradle, 1943, 10min

Jean-Marie Straub, As Feiticeiras, Mulheres entre elas, 2009, 20min

Linn da quebrada, Blasfêmea (fragmento), 2017, 3min

27/nov: Cine Metrópolis, 14h

Chantal Akerman, Jeanne Dielman, 23, Quai du Commerce, 1080 Bruxelles, 1975, 3h21min

vão é um projeto de extensão, vinculado ao grupo de pesquisa place: plano conjunto de espacialidades, desenvolvido pelas professoras aline dias, gisele ribeiro e raquel garbelotti e pelas estudantes amanda amaral, barbara thomaz, natalia farias, yurie yaginuma, e piêtra araújo e pedro pavioti, novos integrantes do grupo.