Semana acadêmica discute temas ligados à comunicação e Direitos Humanos

Direitos reservados aos organizadores

Vinda de uma ideia apresentada pelo Centro Acadêmico da Comunicação Social (CACOS), a Semana de Comunicação ocorrerá na Universidade Federal do Espírito Santo entre os dias 06 e 10 de novembro desde o turno matutino até o noturno. O evento será aberto para o público em geral e visa, principalmente, a inserção dos estudantes de comunicação da UFES a fim de fazê-los compreender mais o curso e a universidade. Por isso, a presença dos alunos e a colaboração dos professores são fundamentais.

O evento surgiu com o objetivo de integrar os alunos e os professores da área de Comunicação Social. Segundo Israel Magioni Zuqui, diretor de organização do Cacos e estudante na área de Jornalismo, o intuito era de que as aulas que seriam dadas entre quatro paredes e específicas para determinado período fossem realizadas de forma a misturar as diversas turmas transgredindo a ideia de um período ser mais avançado que o outro e de que na universidade não são somente nas salas de aula que ocorre o aprendizado, mas também na vivência que acontece fora delas.

E foi dessa forma que os integrantes do Cacos organizaram uma semana de palestras e oficinas para os estudantes da área de comunicação social de todo o estado e para o público em geral visando a alcançar o objetivo acerca do exercício que um comunicólogo tem que é o de levar a informação para seu público a fim de deixá-lo a par de tudo o que o rodeia.

A duração foi elaborada a fim de que haja uma maior abrangência e acessibilidade para quem quiser participar. Por isso, em prol dessa integração, docentes da Universidade farão seus horários de aula na Semana. Os estudantes virão à UFES no horário normal ao de suas aulas e terão suas presenças registradas de acordo com suas participações no evento.

Alguns dos professores planejaram, com seus alunos, projetos que serão expostos durante a ocasião. Além disso, os TCCs, projetos de extensão e de pesquisa dos professores também serão divulgados. Visto que a Comunicação Social da UFES engloba os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda; e Cinema e Audiovisual, as oficinas, palestras e projetos alcançarão todas essas vertentes da comunicação para o público que vier participar.

Os ambientes em que ocorrerão as palestras serão divididos entre o auditório do Centro de Artes, no Cemuni IV, onde há aulas do curso de Design; e as salas do Cemuni V, onde são ministradas, normalmente, as aulas para os cursos de Jornalismo, Publicidade e Música.

Já as oficinas e os projetos serão nos laboratórios e/ou nas salas do Cemuni V e do Bob, local onde também são ministradas aulas das matérias de Jornalismo, Publicidade e, também, Cinema e Audiovisual.

E para ter uma boa organização e harmonia durante a Semana da Comunicação, estão disponibilizando uma inscrição prévia (link abaixo). Uma pesquisa criada pelo Cacos será divulgada para quem for participar inscrever-se para poder ganhar seu certificado.

Para os alunos da UFES que participarão, a presença é fundamental, assim, uma equipe dos organizadores passará uma lista com os nomes dos estudantes para ela seja assinada.

A programação está sendo feita pelos organizadores e divulgada na página do evento. Para mais informações, acesse a página do facebook sobre a Semana da Comunicação. Lá há sempre uma novidade sobre o evento.

Não fiquem de fora! Venham conhecer mais sobre o curso de Comunicação e a Universidade Federal do Espírito Santo.

Link para a inscrição https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSenL23S_OIqW5X2h8CH5C6Z3UDaUfJ1FFsi-p0xc9oG9auOsw/viewform?c=0&w=1

Página do evento: https://www.facebook.com/semanadecomunicacaoufes2017/

Como se localizar: http://www.car.ufes.br/estrutura-f%C3%ADsica

Programação divulgada na página da Semana (Direitos dos organizadores da Semana da Comunicação)