Educação para Mídia

Compreendendo a escola como um ambiente central na formação dos indivíduos, o projeto de extensão Educação para Mídia tem o objetivo de realizar oficinas em escolas públicas de Vitória, visando a estimular a reflexão crítica dos estudantes diante dos meios de comunicação. Elas foram pensadas em quatro módulos por turma: Jornalismo, Publicidade, Telenovela e Produção Audiovisual. Baseados em conceitos de autores como Paulo Freire, Ismar de Oliveira Soares e Juan Ferrés, temos seguido uma filosofia de trabalho que busca levar os estudantes a pensarem nos meios de comunicação a partir de suas vivências. O projeto piloto foi executado ao longo do mês de agosto e de setembro de 2013 com o 8º e o 7º ano da Emef Experimental de Vitória.
 
Objetivos gerais: 
Promover a educação mediática de jovens através de oficinas de leitura crítica realizadas nas escolas. As oficinas serão realizadas por meio de exposição e discussão de fatos midiáticos relacionados à publicidade, às telenovelas e ao jornalismo. Desta forma, objetiva-se contribuir para a formação de sujeitos críticos capazes de tomar decisões e interferir na realidade.
 
Objetivos Específicos:
- Analisar hábitos de consumo mediático dos jovens participantes assim como seu contexto de recepção mediático.
- Exibir fatos midiáticos relacionados aos conteúdos trabalhados nas oficinas: publicidade, telenovela e jornalismo, e promover a observação, discussão e análise do conteúdo examinado.
- Analisar a possível influência do contexto de recepção dos menores em seus hábitos de uso e consumo mediático assim como seu poder de  análise crítica diante dos conteúdos consumidos. 
-    Auxiliar os estudantes na produção de notícias e vídeos que se relacionem com o tema da oficina.
- Criar um blog com o objetivo de publicar todo o material produzidos pelos jovens durante as oficinas, assim como relatar suas experiências adquiridas durante os quatro dias de oficina.
 
Público:
Estudantes da rede pública de ensino correspondentes aos seguintes períodos: 7º, 8º, 9º ano e  Ensino Médio.
 
Ações:
Oficinas e seminários em escolas das redes municipais da Grande Vitória.
 
Estudantes envolvidos: 12 de graduação em Jornalismo, Publicidade e Audiovisual.

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910