Os territórios simbólicos do Cinema Negro: Racialidade e relações de poder no campo audiovisual brasileiro

Nome: ADRIANO DOMINGOS MONTEIRO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 31/07/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
DANIELA ZANETTI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DANIELA ZANETTI Orientador
NOEL DOS SANTOS CARVALHO Examinador Externo
SANDRO JOSE DA SILVA Examinador Externo

Resumo: Este trabalho faz um esforço de juntar-se as demais pesquisas que têm buscado refletir sobre as relações raciais brasileira e suas implicações no campo artístico, especificamente ao cinema. A produção cinematográfica de realizadores negros e negras tem crescido exponencialmente nos últimos anos, desenhando um cenário inédito na cinematografia nacional. Nesse sentido, buscou-se compreender, a partir da dimensão do campo audiovisual brasileiro, uma produção artística que pode ser configurada como Cinema Negro. São produções simbólicas que, de um lado, têm sugerido novas formas de representações negras no cinema, ou seja, formulando outras narrativas sob outra perspectiva das experiências da negritude brasileira; de outro lado, evidenciado, a partir das posições que estes agentes ocupam no campo, intensas disputas internas, de modo que, uma territorialidade simbólica está em jogo nas relações de poder que configuram o campo.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910