Projetos Experimentais (TCC)

Os coordenadores dos cursos da área de Comunicação Social recomendam fortemente, a todos os alunos, a leitura na íntegra das regras para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso:

Lista de TCCs 2017/02

Regulamentação do TCC (Jornalismo)

Regulamentação do TCC (Publicidade e Propaganda)

Regulamentação do TCC (Cinema e Audiovisual)

Instrução Normativa 003/2016 (Prograd)

Formulário para Indicação de Orientador

 

PROFESSOR TEMAS QUE ORIENTA
Alexandre Curtiss Alvarenga Audiovisual - cinema/TV; Cultura audiovisual; Teorias do audiovisual; Estética da comunicação; Narrativas audiovisuais; Análise fílmica; Teorias da comunicação - ênfase em Teoria Crítica e Estudos Culturais.
Bajonas Teixeira de Brito Marx e o jornalismo; Filosofia cinema e política; Dissimulação e estética no Brasil; Perversidade comunicativa nas relações acadêmicas.
Cláudio Renato Zapalá Rabelo 
Propaganda contemporânea e novas mídias; Sociabilidade contemporânea; Contextos, conceitos, teorias e estratégias contemporâneas em comunicação, marketing e branding; Teorias e métodos semióticos.
Cléber Carminati Estudos de Estética, Linguagem e História do Audiovisual, tendo como foco principal suas dimensões poéticas e experimentais, bem como políticas e ideológicas. Primeiro plano de interesse: a Televisão e sua 'antítese' o Vídeo.
Daniela Zanetti Cibercultura, convergência midiática e narrativa transmídia; Narrativas audiovisuais; Estudos culturais e estudos de recepção; Música e crítica cultural.
Edgard Rebouças  Mídia e direitos humanos; Indústrias culturais e midiáticas; Políticas de comunicações; Ética no Jornalismo, na Publicidade e no Entretenimento.
Erly Vieira Jr. Cinema contemporâneio (Teoria, estética e crítica); Realização audiovisual (ficção, documentário, experimental); Videoarte; Teoria Queer, crítica musical.
Fabio Camarneiro História do cinema. Teoria do cinema. Crítica cinematográfica. Roteiro audiovisual. Cinema brasileiro. Cinema e política. Relação entre cinema e outras artes (literatura, música, teatro, artes plásticas).
Fabio Goveia Fotografia, fotojornalismo, fotopublicitária e análise de grandes volumes de imagens.
Fábio Malini Análise de Redes Sociais; Política e Comunicação.
Fernando Manhães Marketing, comunicação mercadológica, consumo e planejamento de comunicação.
Gabriel Menotti Filosofia da técnica, arqueologia de mídia, epistemologia, subculturas, “”arte e tecnologia””, videogame.
Gabriela Santos Alves Cinema e história; História do audiovisual brasileiro; História do audiovisual capixaba; Mídia, história e memória. Cultura audiovisual, memória, feminismo, gênero.
Janaína Leite Comunicação e política; Publicidade; Marketing; Marketing Político.
José Soares de Magalhães Filho A fotografia no audiovisual – direção de fotografia; Linguagem audiovisual; Realização audiovisual (ficção, documentário, videoclipe); ficção seriada televisiva.
José Antônio Martinuzzo Comunicação organizacional, assessoria de imprensa, internet e redes sociais, economia política da comunicação, comunicação e política, comunicação pública, planejamento estratégico de comunicação, mídias customizadas, webjornalismo, jornalismo impresso, livros-reportagem, empreendedorismo e comunicação, marketing e comunicação.
Júlio Martins

Gravação e produção de áudio; Som, acústica e áudio; Tecnologias de trasmissão de áudio pela internet; Formatos de áudio; Plataformas online de distribuição de (conteúdo sonoro) música.

Klaus'Berg Nippes Bragança Direção e produção audiovisual (ficção e documentário); Análise fílmica: cinema contemporâneo; Cinema narrativo, gênero de horror e hibridismo de gêneros e linguagens; Documentário e auto-representação; Cultura do vídeo, narrativas transmidiáticas e mídia amadora.
Lygia Perini Muniz Consumo e comunicação. Linguagem publicitária, marcas, marketing social, estratégias discursivas em publicidade.
Maria Nazareth Bis Pirola 

Publicidade; cidade; consumo; discurso; interações discursivas nas práticas sociais; cultura midiática; publicidade infantil; educomunicação; planejamento de comunicação; campanha publicitária.

Pedro Silva Marra Sonoridades e Espaços; Som e mobilização social; Comunicação e Culturas Urbanas; Comunicação e Esporte; Música Popular: Gêneros e cenas; Tecnologias Sonoras: Música, Arte Sonora, Rádio e Som para audiovisual.
Rafael Bellan Rodrigues de Souza Teorias do Jornalismo; Marxismo e comunicação; Comunicação e Trabalho; Crítica de Mídia; Mídias Radicais e Jornalismo Alternativo.
Rafael Paes Henriques  Telejornalismo; Análise de produtos televisivos; Teorias do Jornalismo, Análise de Discurso, Filosofia da Tecnologia.
Ricardo Conde Elaboração e análise de estruturas e formatos de programas de Rádio e TV; Produção de notícias em rádio e TV; Estratégias e técnicas na produção artística em veículos broadcast (RÁDIO/TV).
Rosane Zanotti Comunicação visual, design (gráfico e web), fotografia, publicidade.
Ruth Reis Jornalismo (jornalismo de dados), comunicação pública, comunicação organizacional, assessoria de imprensa.
Victor Gentilli Mudanças no jornalismo contemporâneo,  teorias do jornalismo, história do jornalismo (ES, Brasil e mundo), análise de coberturas (crítica de mídia),  direito à informação (lei de acesso à informação).
 

Lista de TCCs 2017/01

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910