Editora da Ufes disponibiliza mais de cem livros para download gratuito

Cento e dezesseis títulos de obras editadas pela Editora da Ufes (Edufes) estão disponíveis para download gratuito e irrestrito no Repositório Institucional da Ufes, com links de acesso no site da editora. Respeitando-se os direitos dos autores, os livros são publicados em meio virtual assim que são lançados.

A disponibilização virtual das obras acontece desde 2012. De acordo com o diretor da Edufes, Wilberth Salgueiro, o alto custo do livro impresso ainda é um entrave para que muitas pessoas tenham acesso à literatura de qualidade: “É um serviço de grande importância que a Edufes presta ao disponibilizar, gratuitamente, tantos livros de seu acervo”.

Grande parte dos títulos da Edufes é digitalizada e liberada para download, e a ideia é, futuramente, disponibilizar também obras físicas esgotadas que ainda não foram digitalizadas. Os livros da Edufes têm, pelo menos, um autor que pertence ao quadro de servidores da Universidade, além de estudantes de pós-graduação.

Democratização

Com a disponibilização de downloads gratuitos, a Edufes objetiva ampliar e democratizar o acesso ao conteúdo produzido pela Ufes, que inclui pesquisas, inovações, experiências, experimentos, reflexões, criações e teorias em todas as áreas do conhecimento. “Não só a comunidade universitária tem acesso a tais obras, mas todo mundo pode ter contato com essa produção, que é, na quase totalidade, nascida na Universidade Federal do Espírito Santo”, diz Salgueiro.

“Reitero a gratuidade do acesso, pois é importante frisar que a comercialização e a venda de ebooks e livros digitais vêm crescendo bastante, mesmo entre as editoras universitárias. O compromisso da Edufes é manter essa política de disponibilização universal e gratuita”, conclui o diretor.

Texto: Adriana Damasceno
Edição: Thereza Marinho