Professor francês fala de mediação entre cultura, arte e comunicação

Em um atual cenário, em que a cultura, a comunicação, a educação e as artes estão sendo tão atacadas, os programas de pós-graduação em Comunicação e Territorialidades (PósCom) e o de Artes (PPGA) da Universidade Federal do Espírito Santo promovem a palestra Cultura: marco para a realização da ação política/modo de recepção da arte, com o professor emérito da Universidade de Grenoble Jean Caune.

A palestra será na próxima segunda-feira, 11 de novembro, das 10h às 12 horas, no Auditório do Centro de Artes, no Campus de Goiabeira, e terá tradução consecutiva do francês.

Autor de vários livros e artigos na área, um deles: Cultura e Comunicação: convergências teóricas e lugares de mediação, traduzido no Brasil pela Editora da Unesp, Jean Caune vai mostrar em Vitória como tais conceitos e práticas tão importantes para a sociedade são valorizados pela população e pelos governos na França, e como essa inter-relação é fundamental para a ação política no setor.

Os cursos de graduação e de pós-graduação do Centro de Artes adotam uma abordagem de que as artes e a comunicação são fatores de transformação e avanço social. Dessa forma, a presença de uma referência como Jean Caune na Ufes vai enriquecer os debates e reflexões juntos a estudantes e pesquisadores, mas também com gestores de cultura, artistas e profissionais de comunicação.

Jean Caune foi ator e diretor de teatro, dirigiu os centros culturais das cidades de Angers, Grenoble e Chambéry, e é professor da Universidade de Grenoble desde 1975, onde recebeu o título de professor emérito em 2010.

A presença do professor Jean Caune na Ufes conta com o apoio do Consulado-Geral da França no Rio de Janeiro.

Foto: Vidéo Gazette