Professores da Ufes recebem homenagens nos 40 anos do Sindijornalistas

Em solenidade realizada na Câmara Municipal de Vitória na noite desta terça-feira (01/10), os professores Victor Gentilli (chefe do Departamento de Comunicação Social - DepCom), Edgard Rebouças (coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades - PósCom) e Bernadette Lyra (professora emérita da Ufes e visitante no PósCom) foram homenageados por suas contribuições à história dos 40 anos do Sindicato dos Jornalistas dos Espírito Santo e à cidade de Vitória.

Também receberam homenagens ex-presidentes do Sindijornalistas-ES e vários jornalistas que marcaram a trajetória da imprensa no estado; entre eles Tinoco dos Anjos, Rogério Medeiros, Fátima Côgo, Antônio Moreira, Suzana Tatagiba, Ilda Castro, entre outros.

O evento foi proposto pelo vereador Leonil Dias, e contou com a abertura de Bernadette Lyra, que leu uma crônica de sua autoria sobre uma divertida entrevista a uma jornalista iniciante. Ela também lembrou o tempo em que foi professora de Língua Portuguesa no Departamento de Comunicação, nos anos 1980, tendo participado da formação de centenas de jornalistas capixabas. Desde o início de 2019, ela retornou à Ufes, desta vez como professora visitante no PósCom, onde está lecionando a disciplina Estéticas e Linguagens Comunicacionais.

Na homenagem ao professor Victor Gentilli, a Câmara de Vereadores e o Sindicato ressaltaram sua atuação como jornalista nas redações de O Globo, Diário Popular, A Gazeta, Meio & Mensagem e A Tribuna, e como professor no curso de Jornalismo da Ufes desde 1982. Já Edgard Rebouças foi lembrado por suas passagens pelas redações dos jornais A Gazeta e A Tribuna, e das TVs Educativa, Capixaba e Gazeta, além da atuação como professor na Faesa, UFPE e Ufes desde 1995. O professor também atuou em duas gestões da diretoria do Sindijornalistas, como representante na Fenaj e diretor de formação, e teve ainda dois mandatos como membro da Comissão de Ética.

As histórias do Departamento de Comunicação da Ufes e do Sindicato dos Jornalistas têm trajetórias paralelas nestas últimas quatro décadas, com a realização de uma série de atividades e eventos conjuntos. O mais recente, em maio deste ano: A ética em tempos de precarização das relações de trabalho (disponível em vídeo na íntegra).

Tags: 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910