Grupo de Pesquisas em Teoria do Jornalismo

O grupo de pesquisa tem o objetivo de realizar a revisão bibliográfica da noção de objetividade jornalística para
comparar os resultados encontrados nessa investigação conceitual com o modo como os diversos atores envolvido com o campo do jornalismo compreendem esse conceito.

Nossa hipótese é a de que, como valor fundamental da atividade, a objetividade jornalística já foi investigada conceitualmente por diversos estudos acadêmicos cujos resultados, apesar de publicados em livros e revistas da área, não alteraram a maneira como consumidores de informação, estudantes de jornalismo, jornalistas, e até mesmo professores de jornalismo entendem filosoficamente a objetividade e, consequentemente, a sua aplicação nas rotinas e procedimentos da prática jornalística.

Para atingir esses objetivos, esta pesquisa vai, em um primeiro momento, levantar a bibliografia publicada sobre o tema, inventariar as diversas maneiras de se compreender conceitualmente a objetividade jornalística presente em vários estudos de pesquisadores da área, realizando uma classificação das definições e entendimentos desse conceito.

Em um segundo momento, vamos aplicar questionários online entre estudantes e professores de jornalismo, jornalistas e consumidores de jornalismo do Espírito Santo para revelar quais são os modos como cada um desses atores compreende a objetividade.
Como resultado, esperamos encontrar as relações e conexões possíveis entre a teoria e a prática do jornalismo, desde um conceito que é essencial para a atividade, já que, mesmo quando não é tematizado por aqueles que se ocupam do fazer jornalístico, se faz presente como pressuposto fundamental.

Coordenador: prof. Rafael Paes Henriques

Alunos envolvidos: Isabela Belumat (PIBIC); Carol Kobi (voluntária).