Alunos e professora são premiados no 24º Festival de Cinema de Vitória

Logo do vigésimo quarto festival de cinema de vitória

A  professora Gabriela Alves e três alunos do curso de Cinema e Audiovisual acabam de ser premiados no 24º Festival de Cinema de Vitória. Os filmes vencedores tratam de temáticas relevantes às minorias que vem ganhando cada vez mais espaço no cenário atual como as comunidades negra, feminina, LGBT.

O curta-metragem C(ELAS), da professora Gabriela Alves, foi o vencedor da mostra Foco Capixaba. O documentário aborda o cotidiano de gestantes e mães de recém-nascidos numa penitenciária feminina capixaba. Lançado há dois meses, ele já tem sido selecionado para diversos festivais dentro e fora do país e faz parte das pesquisas teórico-práticas que a docente vem desenvolvendo nos últimos anos como professora do Departamento de Artes da UFES.

Já Black Catolic Galactic, de Henrique do Carmo, aluno do terceiro período do curso de Cinema e Audiovisual, levou menção honrosa na Mostra Corsária, dedicada a filmes de caráter mais experimental. Produzido dentro de uma das disciplinas do curso, é um trabalho que questiona a invisibilidade da população negra, partindo de uma releitura da iconografia religiosa.

Outros dois documentários, realizados como trabalhos de conclusão de curso (TCC), também ganharam os troféus principais das respectivas mostras em que concorriam:

Revejo de Láisa Freitas, como Melhor Filme da “Mostra Mulheres no Cinema”. O curta discute o que é ser/tornar-se mulher negra no Brasil de hoje, dialogando tanto com as raízes africanas quanto com o imaginário afro futurista.

Transvivo, de Tatiana W. Franklin, Melhor Filme da “Mostra Outros Olhares”, acompanha o cotidiano de dois jovens homens trans no processo de construção de suas identidades, corpos e experiências – um dos protagonistas é também aluno do curso de Cinema. O curta já havia sido recentemente premiado na 12ª Mostra Produção Independente, realizada anualmente pela ABD (Associação Brasileira de Designers).

O Festival de Cinema de Vitória é um dos mais tradicionais eventos da área de audiovisual do país. Ele reproduz diversos formatos e gêneros de obras de longa e curta-metragem, as quais são representativas na contemporaneidade. Conta com participação de todo o público que também pode, além de assistir aos filmes, discuti-los e fazer oficinas com nomes bastante importantes no âmbito das artes.

Este ano, o festival ocorreu entre os dias 11 e 16 de setembro no Teatro Carlos Gomes, em Vitória. Foram mais de 20 premiações aos filmes apresentados no festival.

A lista completa dos vencedores se encontra no site do festival: http://festivaldevitoria.com.br/24fv/conheca-os-vencedores-do-24o-festiv...