Cronograma e Conteúdo Programático do Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto - Edital 146, de 23 de setembro de 2021

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO

EDITAL 146, 23 de setembro de 2021

De 8 a 11 de novembro de 2021

8 DE NOVEMBRO, SEGUNDA-FEIRA

MANHÃ

• O ponto da prova didática será sorteado às 8h.

• O sorteio acontecerá em ambiente virtual cujo link de acesso será previamente informado. O não comparecimento ao sorteio implica na desclassificação do/a candidato/a.

• A partir do sorteio, os candidatos terão 24h para elaborarem suas provas didáticas, com duração de até 20 minutos.

• As provas deverão ser entregues em um arquivo de vídeo através de qualquer plataforma de compartilhamento de dados como Google Drive, Dropbox ou outras. Não serão aceitas provas no YouTube.

• É importante salientar que eventuais problemas de acesso e falhas de upload ou download, ou eventuais atrasos no envio dos arquivos pelas plataformas não são de responsabilidade da banca e não serão levados em consideração caso os arquivos não sejam recebidos dentro do prazo previsto.

9 DE NOVEMBRO, TERÇA-FEIRA

MANHÃ

• 24h após o momento do sorteio (ou seja, aproximadamente às 8h), encerra-se o prazo limite para o envio das provas didáticas. O horário exato será conhecido apenas no momento do sorteio. Num exemplo hipotético, caso o sorteio aconteça na segunda-feira, às 8h09, o prazo limite será até as 8h09 da terça-feira. Caso aconteça na segunda-feira, às 8h21, o prazo limite será até as 8h21 da terça-feira.

10 DE NOVEMBRO, QUARTA-FEIRA

11 DE NOVEMBRO, QUINTA-FEIRA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PONTOS

1. Direção de fotografia e câmera para meios audiovisuais: iluminação e cor, planos, enquadramento e composição, movimentos de câmera e lentes, maquinarias de suporte e movimento.

2. Formação de imagens: equipamentos de captação de imagens, objetivas fixas e zoom; distância focal e diafragma e outros equipamentos.

3. A luz no cinema e no audiovisual: tipos de luz e sombra, quantidade e qualidade de luz, direção da luz.

4. Esquema básico de três pontos: equipamentos de iluminação; exposição; latitude; temperatura de cor; filtros; chroma-key.

5. Linguagem audiovisual: princípios de linguagem cinematográfica na concepção da direção de fotografia e na edição / montagem de um filme.

6. Teorias da montagem: montagem paralela e alternada; montagem de atrações e de correspondências, montagem intelectual.

7. Padrões de representação através da montagem: as escolas clássica e moderna, a vanguarda e o contemporâneo.

8. Pós-produção, tratamentos da imagem e narrativa: ritmo e transições, elipses e dilatações do tempo, decupagem e plano-sequência.

9. Efeitos ópticos, efeitos visuais e motion design no audiovisual contemporâneo.

AMIEL, Vincent. Estética da montagem. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2010.

BORDWELL, David. “O cinema clássico hollywoodiano: normas e princípios narrativos”. In: RAMOS, Fernão Pessoa (org.). Teoria contemporânea do cinema: documentário e narratividade ficcional. Vol. II. São Paulo: Senac São Paulo, 2005. pp. 277-301.

COSTA, Antonio. Compreender o cinema. Rio de Janeiro: Globo, 1987.

DANCYGER, Ken. Técnicas de edição para cinema e vídeo: história, teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas, SP: Papirus, 1994.

MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 2003.

MOURA, Edgar. 50 anos luz, câmera e ação. São Paulo: Senac, 1999.

MURCH, Walter. Num piscar de olhos: a edição de filmes sob a ótica de um mestre. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.

SENAC. DN. Fotógrafo: o olhar, a técnica e o trabalho. Rio de Janeiro: Senac, 2002.

Professor Fabio Diaz Camarneiro (Presidente)

Alexandre Curtiss Alvarenga

Pedro Silva Marra