Defesa de dissertação

Mestrando(a): TATIANA MATIAS DE MOURA
Título: “A IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
NAS PÁGINAS DO JORNAL A TRIBUNA – UM ESTUDO DE CASO”.

Data: 04/12/2023
Horário: 9h

Sala: Google Meet https://meet.google.com/veg-rsoz-gzd

Banca Examinadora: 
Profa. Dra. Cicilia Maria Krohling Peruzzo (PÓSCOM/UFES)
Profa. Dr. Osvaldo Martins de Oliveira ( PPCS/ UFES )
Prof. Dra. Marilene Mattos Salles ( CUNIV FAESA )

Linha de pesquisa: Comunicação e Poder

Resumo:

Esta pesquisa é sobre a cobertura jornalística do jornal A Tribuna acerca da
implementação de ações afirmativas na Universidade Federal do Espírito Santo
(Ufes) e indaga sobre o posicionamento adotado pelo jornal diante do debate
sobre a política de reserva de vagas para negros na única Universidade Federal
do Espírito Santo. O estudo tem como objetivo geral analisar de que forma o
jornal A Tribuna cobriu a efetivação de ações afirmativas pela Universidade
Federal do Espírito Santo (Ufes), de modo a identificar seu posicionamento
político-ideológico. Como objetivos específicos, elencamos a) analisar se a
cobertura realizada pelo veículo corroborou para a compreensão, por parte da
sociedade civil, do quão importante são as políticas de ações afirmativas para
a ascensão social e econômica do povo negro ou se reproduziu vieses racistas;
b) quantificar, no recorte temporal, o número de matérias publicadas sobre a
adoção de ações afirmativas pela Ufes e c) identificar quem foram os
entrevistados, de modo a perceber a presença e a proporção entre pessoas
negras e brancas. Trata-se de um estudo de caso, cujo corpus foi composto por
matérias publicadas na editoria Cidades do referido jornal, de 2006 a 2008 e
2012. No primeiro momento utilizamos as pesquisas bibliográfica e documental,
em seguida, valemo-nos da análise de conteúdo e da entrevista
semiestruturada, para complementar as informações encontradas e ampliar os
pontos de vista sobre o assunto. Conclui-se que o jornal adotou uma posição
desfavorável à adoção de reserva de vagas na Ufes, apesar de haver matérias
com tratamento imparcial.

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