Qualificação da Dissertação

Mestrando(a):  Melissa Barbosa Peixoto
Título: “PRODUÇÃO DE SENTIDO NO TERRITÓRIO DAS VITRINES DE DERMOCOSMÉTICOS EM VITÓRIA/ES”

Data:  08/12/2023
Horário: 9:30

Sala: Remota (online)

Banca Examinadora: 
Profa. Dra. Flávia Mayer dos Santos Souza (Orientadora- PÓSCOM/UFES)
Profa. Dra. Rosane Zanotti (Membra interna - DEPCOM/UFES)
Profa. Dra. Valdenise Leziér Martyniuk (Membra externa- PPGCOS/PUC-SP)

Linha de pesquisa: Estéticas e Linguagens Comunicacionais

Resumo

Em um contexto social de valorização da imagem, da busca constante pela juventude e
pela beleza, cresce a busca por marcas de cosméticos. A ampliação do uso das redes
sociais digitais no dia a dia das pessoas, reforça a importância da imagem pois as redes
aumentam a visibilidade de todos. E é dentro desse contexto que as marcas do segmento
de cosméticos e de dermocosméticos lançam cada dia mais produtos, com promessas de
beleza e juventude, e precisam expô-los, anunciá-los, de forma que se tornem objeto de
desejo, sejam consumidos e atinjam o sucesso nas estratégias de marketing. Assim, o
papel das vitrines passou a ter destaque e ser valorizado com um dos metros quadrados
mais nobres dos pontos de vendas das lojas de cosméticos. Nelas é possível encontrar
marcas de um discurso focado na persuasão, no encantamento, na atração do passante e
na promessa. As vitrines passaram a ser textos cada vez mais elaborados, fazendo parte
do espaço urbano e com eles significando. Elas fazem parte da arquitetura e podem até
conter a identificação dos bairros e cidades onde estão inseridas. O objetivo deste estudo
consiste em identificar, registrar e analisar a produção de sentido do discurso publicitário
empregado nas vitrines das lojas das marcas de cosméticos e dermocosméticos Adcos,
Dermage, L’occitane e O Boticário, no bairro da Praia do Canto, em Vitória, Espírito
Santo. Com o intuito de entender o diálogo das marcas com os passantes, no território
em que estão inseridas. E também as entender como um território. A análise do discurso
das vitrines de cosméticos na Praia do Canto será realizada com base no referencial
teórico-metodológico da semiótica, investigando o tema através das contribuições de
Bertrand (2003), Greimas (1979) e Fiorin (2011) e, por outro lado, também pelas
contribuições de Demetresco (2005) e Oliveira (1997), dentre outros pesquisadores da
área. Espera-se que através de revisão bibliográfica e de informações obtidas por meio de
uma pesquisa de campo seja possível compreender os efeitos de sentido do discurso
publicitário empregado no objeto estudado.

Palavras chaves: Vitrine, Visual Merchandising, Dermocosmético, Território
 

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