Reitor Reinaldo Centoducatte recebe estudantes de graduação premiados no Festival Colibri 2019

O reitor Reinaldo Centoducatte recebeu nesta segunda-feira, 14, na sala de reuniões da Reitoria, os estudantes de graduação do curso de Publicidade e Propaganda que receberam ouro e prata no Festival Colibri 2019, realizado no dia 9 de outubro. Além dos prêmios conquistados, na solenidade, a Ufes foi reconhecida como a melhor instituição de ensino.

“É uma alegria imensa receber este prêmio. De uma forma coletiva nos empenhamos para chegar a esse resultado. O curso foi colocado no lugar onde deve ser colocado, como um dos melhores da Universidade. Agora queremos que ele seja o melhor curso do país! Essa premiação vem justamente neste momento em que estamos colhendo os frutos que plantamos a partir de um alerta”, afirmou o reitor.

O alerta citado pelo reitor ocorreu em dezembro de 2013, quando a Ufes foi impedida pelo Ministério da Educação (MEC) de ofertar vagas no vestibular de 2014 para os cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda. A medida foi uma penalidade decorrente da avaliação dos cursos que, por duas vezes seguidas – em 2009 e 2012 – obtiveram conceito 2, o que é considerado insatisfatório. O baixo desempenho foi atribuído principalmente à recusa dos estudantes em participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), entregando as provas em branco. Em 2019, o curso recebeu nota máxima no Enade.

O diretor do Centro de Artes, Paulo Vargas, atribuiu o prêmio ao trabalho que os professores vêm realizando juntamente com a coordenação de curso, e sobretudo, aos estudantes: “Apesar das dificuldades que enfrentamos em termos de recursos, eles não se intimidaram, foram à luta, o que é uma felicidade para os gestores e para todo mundo que aposta na qualidade de ensino e na possibilidade de crescimento para os nossos alunos”.

O chefe do Departamento de Comunicação – que abrange os cursos de Cinema e Audiovisual, Jornalismo e Publicidade e Propaganda –, Victor Gentilli, destacou a importância das conquistas alcançadas após o episódio de 2013: “Em 2014, o curso de Jornalismo foi premiado pelo Instituto Vladimir Herzog e três alunas ganharam o prêmio nacional. Agora, vivemos um momento fantástico com o curso de Publicidade, que fatura nota 5 no Enade e, logo depois, leva essa coleção de Colibris. Temos que reconhecer como uma coisa importante. Isso é muito positivo para todos nós, gratificante, estimulante”, comemorou.

“O principal disso, tanto no resultado do Enade quanto do prêmio, são os alunos, que se engajaram e estão dando um show”, afirmou o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Cláudio Rabelo.

Incentivo

A estudante do segundo período Lara Santana, que ganhou o primeiro lugar juntamente com o colega Pedro Henrique Marinho, agradeceu o incentivo dos professores: “A gente nem saberia do prêmio se não fossem nossos professores, que nos atenderam à noite, no sábado, no domingo. Foi muito gratificante, uma experiência incrível, que vamos guardar para sempre”. O colega também registrou sua satisfação. “É uma honra representar a Universidade em um prêmio tão importante. Agora vamos buscar o nacional”, destacou Pedro Marinho.

Os estudantes do 4º período Júlia Ribeiro e Henrique Delfino, que ficaram em segundo lugar, também participaram da recepção.

“Alunos do segundo período já conquistando prêmios é uma promessa, nos faz acreditar que vamos conquistar muitos outros pela frente. E um esforço permanente, que não está concentrado nas disciplinas. É um esforço para mostrar o curso e o que eles estão criando”, afirmou a professora Flávia Mayer, que orientou os estudantes.

Para a vice-coordenadora do curso e uma das coordenadoras da Ecos Jr., empresa júnior do Departamento de Comunicação, Rosane Zanotti, o fato dos quatro estudantes premiados participarem desse projeto deve ser ressaltado. “Não é coincidência que os quatro são da Ecos Jr. A empresa júnior é um ambiente valioso, no qual conseguimos desenvolver trabalhos importantes, treinamentos importantes e uma convivência de cooperação entre os membros, um trabalho coletivo e compartilhado, que hoje é muito valorizado no mercado”.

Os estudantes premiados vão representar o Espírito Santo na etapa Nacional do FenapróUniversitário 2019, promovido pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), cujo resultado será divulgado no dia 28 de outubro. Eles concorrem ao prêmio máximo: uma viagem a Los Angeles para a dupla, com direito a participar do Adobe Max 2020.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Jorge Medina